Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz

Estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), 30 de janeiro é o Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz. A data objetiva a educação para a paz, solidariedade, respeito às diferenças, direitos humanos, conscientização e o combate a violência nas mais diversas camadas sociais.

A violência é uma forma de resolução de problemas em diversos formatos de sociedade ao redor do globo. Entretanto, a medida gera apenas um ciclo vicioso e nocivo, causando conflitos entre indivíduos e grupos que deveriam trabalhar juntos para prosperar.

Dados indicam que a camada populacional mais afetada pela violência são mulheres, negros, a comunidade LGBTQIA+, e as camadas sociais mais baixas. A violência faz vítimas a todo o momento, seja através da agressão, riscos à integridade física e/ou psicológica, desigualdade, marginalização ou injustiça social, e viola as premissas dos direitos humanos.

O fato de existir um dia para o debate sobre as implicações da violência e a importância da Cultura da Paz é um dos indicadores de que o mundo está se transformando. Entretanto, a luta pela extinção da agressão e da violência ainda está longe de acabar.

Alguns tópicos importantes a serem debatidos não apenas neste dia, mas em todos, são: Educação para uma cultura de paz; Tolerância e solidariedade; Participação democrática; Fluxo de informações; Desarmamento; Direitos humanos; Desenvolvimento sustentável; e Igualdade de gêneros.

A CHA Comigo, CHA Conosco entende a Cultura da Paz, como um espaço social onde um conjunto de conhecimentos, crenças, costumes e ações são praticados pelas pessoas revelando a sua humanidade pacífica no cotidiano. E a medida que é compreendida e partilhada no espaço coletivo manifesta-se como cultura.

A Cultura da Paz fortalece uma consciência pacífica que passa pelo conhecimento e aceitação da própria natureza física, emocional, mental e espiritual, suas vulnerabilidades e potencialidades. Quando ensinada e exercida, é capaz de acabar com a violência como forma de resolução de problemas, e proporcionar a todos seus direitos primordiais à vida e à segurança.


Posts
Posts Recentes