Segundo a Constituição da UNESCO, “uma vez que a guerra começa na mente dos homens, é na mente dos homens que as defesas de paz devem ser construídas”. Ao se praticar yoga e meditação é possível conquistar paz mental no âmbito individual e, por conseguinte, atuar de modo mais consciente na sociedade. Além disso, nossos projetos buscam trabalhar o imaginário da criança, que em sua simplicidade e disponibilidade, se entrega livremente às práticas, deixando-se envolver no ambiente lúdico, por valores que buscam a construção de um caráter apoiado no compromisso pessoal, coletivo e global no ideal de viver em paz e harmonia.

A UNESCO ainda identifica e lista alguns termos aos quais se deve ter atenção para a cultura da paz: o desenvolvimento sustentável e o diálogo, a tolerância e a reaproximação entre culturas e civilizações.

Baseado nesses princípios a Chá Comigo, Chá Conosco! desenvolve os seguintes trabalhos:

Flores de Lotus

É uma campanha pelo Fim da Violência contra a Mulher, que busca fortalecer o movimento mundial reconhecido e apoiado pela ONU. No mês de novembro, a ONU abre a campanha global pelo fim da violência contra as mulheres. São 16 dias de ativismo, terminando no dia 10 de dezembro, dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em 2016 nosso projeto local foi realizado em duas etapas. Na primeira, convidamos pessoas da nossa cidade a fazer flores em origami e a discutir o problema da violência de gênero. Foram meses de apoio e reflexão. Numa segunda etapa, convidados os comerciantes da cidade a colocar sua vitrine e/seu espaço à disposição dos nossos voluntários, que realizaram uma intervensão artistica com as flores de lotus, cartazes e material informativo. As vitrines estiveram montadas durantes os 16 dias de campanha, chamando a atenção do público e abrindo o espaço para a discussão do tema. Encerramos a campanha com a exibição do filme Malala.

O projeto cresce em 2017 e passa a acontecer através de três eixos:

Conhecimento – Encontro Feminino: os encontros mensais buscam levar informações sobre o universo corporal, psiquico e emocional das mulheres no formato suave da dança circular, roda de conversa e meditação.

Habilidade – Acolhimento às mulheres vítimas de violência: programa com imersão nas técnicas:

Yoganidra, Meditação e Comunicação nâo-violenta.

Atitude – Mobilização durante os 16 dias de ativismo (de 25 de Nov a 10 de Dez): Confecção de 5 mil flores de lotus em papel de origami. Com o volume de flores é feita uma intervenção artística no comércio da cidade, um cortejo reunindo 350 mulheres e a exibição de filme sobre Violência de Gênero.

“A experiência dos Cinco Elementos”

Nessa oficina, as crianças exploram seus potenciais físicos, emocionais e mentais através da prática de yoga associada ao conteúdo da educação socioambiental apresentada de forma divertida e cheia de desafios. Ao cuidar do próprio corpo, o “Planetinha”, entende-se que ele é feito de recursos naturais renováveis e não-renováveis; já cuidar do “Planetão”, nada mais é do que estender esse entendimento para todo o ambiente que nos acolhe, do qual fazemos parte.

 

Semana do Yoga pela Paz 

A 1a Semana do Yoga pela Paz de Louveira aconteceu em 2013 e tivemos um público direto de 747 pessoas distribuídos em nossa programação. 

Clique aqui para ver a programação de 2013 

Clique Aqui para ver o vídeo  sobre o evento.

 

A 2a Semana do Yoga pela Paz de Louveira aconteceu de 14 a 17 de agosto de 2015. PROGRAMAÇÃO 2015

 

SAIBA MAIS

Satsangs

A palavra satsang é um termo em sanskrito que significa “Encontro com a Verdade”.

É uma prática da tradição dos grandes mestres de yoga (Gurus), na qual, os mestres reúnem seus discípulos e oferecem um momento para perguntas e respostas. Para os discípulos é uma ocasião auspiciosa por estar na presença de uma alma iluminada, e assim, receber seus ensinamentos e bênçãos (Darshan). 

No nosso caso, como não temos um Guru presente, o satsang será uma oportunidade de estarmos na presença de pessoas com o conhecimento profundo sobre temas selecionados no questionário que os alunos de yoga responderam - Veja o resultado da pesquisa no Blog.

De uma certa maneira a luz toca a alma dessas pessoas que disponibilizarão seu tempo de existência conosco compartilhando o conhecimento e a sabedoria que adquiriram.

Uma outra palavra com a mesma raiz do satsang é a comunidade. Dessa maneira, nossos encontros de satsang também se configuram numa bela oportunidade para nos encontrar, confraternizar e reafirmar sutilmente o nosso propósito de viver mais consciente e alimentar uma cultura de paz e bem querer. Todas as turmas de yoga estão convidadas e podem trazer convidados. SAIBA MAIS

 

 

 

 

Meditação e Paz no Trânsito

Nosso Sankalpa Coletivo foi:  construir um ambiente favorável à cultura da paz e não violência através da ação simbólica de fazer e entregar 10 mil tsurus (passarinhos de origami).

O projeto visa apoiar e agregar valor à Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 lançado pela ONU. Essa ação global convida para um desafio ambicioso: Conter e reverter a tendência crescente de mortes e ferimentos graves em acidentes no trânsito. 
Em 2015, a campanha da a Chá Comigo, Chá Conosco, mobilizou mais de 500 voluntários para confeccionar 10 mil tsurus, os quais, foram entregues juntamente com um material educativo nos pedágios da via Anhanguera. 

Em 2016 repetimos a ação e, ainda, criamos um grupo piloto de jovens que foram capacitados para conscientizar outros 1000 jovens sobre o grande índice mundial de mortes e acidentes graves no transito, assim como, a técnica de meditação, seus benefícios e efeitos no funcionamento do sistema nervoso e as possibilidades de apoio à causa a qual nos propomos. Para além desses topicos, os workshops visam criar um protagonismo juvenil ao evidenciar os jovens como o maior grupo de risco e também o maior e melhor grupo para criar um movimento de prevenção e paz no trânsito.

SAIBA MAIS

 

 

 

 

 

“Histórias e Culturas de Todo Mundo”

Estimula o gosto pela narração de histórias (saber ouvir e se expressar), literatura, pesquisa, memória oral e da sabedoria desenvolvida por cada povo que compõe a humanidade do nosso planeta. Conhecer novas culturas e modos de vida amplia o repertório para autonomia, para autoaceitação e a tolerância com a pluralidade e subjetividade de cada um. Nessa oficina também é estimulado o contato com novas tecnologias através do uso do computador e a interação com a comunidade através da participação de voluntários contadores de histórias.

Aulas de Yoga

Atualmente, em parceria com a Prefeitura de Louveira, oferecemos aulas regulares de yoga para a população.

Em 2015 Tivemos 268 alunos: 88 crianças, 160 jovens e adultos; e 20 idosos.

Em 2016 temos 5 turmas, com aulas 2x/semana cada.

PROJETOS