Todos

 

A CNV, muito além de ajudar a resolver conflitos, promove um movimento potente de conexão verdadeira das pessoas consigo mesmas, com as outras pessoas, com os processos e com os ambientes compartilhados.

 

Sendo assim, podemos indicar que não se trata de aprender ou de ensinar CNV. Comunicar-se de forma não violenta trata-se de uma competência a ser auto desenvolvida, mais pontualmente, através de disponibilidade, escuta ativa e receptiva, ampliando assim, essa capacidade de autogestão. 

Diante deste cenário, afirmamos que participar deste curso de CNV também lhe convidará a refletir e analisar sobre como deseja qualificar a própria existência e a estabelecer conexões profundas com a vida e os demais seres. É convidar a si mesmo a buscar respostas para perguntas como:

 

1- O que me impede de ser uma pessoa mais verdadeira comigo mesma e com os outros?

2- Quais são os obstáculos que eu enfrento para ser mais compassivo com as pessoas que me são mais caras como meus filhos, meus pais, companheiro/companheira, amigos e colegas de trabalho?

3- Como posso deixar de “engolir sapos” e falar sem magoar as pessoas? 

4- Como demonstrar empatia sem me impactar energeticamente com o sofrimento das pessoas?

5- Por que tenho dificuldades de estabelecer limites interativos e assim ser mais autêntico/autêntica?

5- O que é a violência e o que é a não violência? 

 

Frente a estas perguntas, este curso de CNV propõe a você um método elaborado a partir dos preceitos de Marshall Rosemberg e vai te oportunizar à: 

 

1- Fazer distinções importantes entre observar X interpretar/avaliar e assim, poder tirar da fala as interpretações, trazer os fatos e aumentar a possibilidade do outro te ouvir.

2- Limpar o vocabulário de sentimentos sem que ele esteja “contaminado” com julgamentos e assim, quando disser para o outro como se sente, ele possa não se sentir atacado. 

CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ

Utilizamos a metodologia dos Círculos de Construção de Paz para aplicar o conhecimento da CNV de forma prática e vivencial. Esta é uma pedagogia ativa que alicerça a justiça restaurativa proporcionando autonomia e comprometimento dos envolvidos na construção de um ambiente democrático e seguro onde a participação se faz igual e voluntária para que todos possam falar ou silenciar e serem ouvidos pelos demais sem interrupção, através do objeto da fala.

 

Esta metodologia de condução dos trabalhos revela-se um instrumento eficiente para a promoção da Cultura de Paz, cuja dinâmica é baseada na expressão de histórias pessoais e na troca de experiências, que estimulam reflexões e incentivam o reconhecimento da interdependência e da empatia, sendo possível, estabelecer diálogos e compreensão da realidade multifacetada, anfitriar o conflito com respeito na busca da construção de relacionamentos e acordos que atendam as necessidades dos envolvidos.

COMO ACONTECE?

O módulo introdutório consiste em 8 encontros presenciais de 2h30, totalizando 20 horas.

Neste, teremos a abordagem teórica-vivencial da proposta de Marshall Rosemberg para uma Comunicação Não Violenta, através da metodologia dos Círculos de Paz.

 

 

O QUE MAIS ESTÁ INCLUÍDO?

Material impresso e grupo de Whatsapp para esclarecer dúvidas.

 

Para mais informações entre em contato através do e-mail chacomigochaconosco@gmail.com

ou pelo telefone 19 9 7106 3728.

CURSO INTRODUTÓRIO DE CNV