Mãos manicured

CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ

O mecanismo de funcionamento do Círculo de Construção de Paz se funda na oferta igual e voluntária a todos de participar, falar ou silenciar, e ser ouvido pelos demais sem interrupção, através do objeto da fala, buscando sempre a igualdade, a inclusão e a conexão humana, em ambiente seguro e respeitoso, guardado por facilitadores devidamente habilitados.

O círculo proporciona o encontro de seres humanos em sua essência e na mais profunda expressão da verdade, revelando-se instrumento eficiente para a promoção da cultura de paz, cuja dinâmica é alicerçada na expressão de histórias pessoais e na troca de experiências, que estimulam reflexões e incentivam o reconhecimento da interdependência que rege a vida e une a todos incondicionalmente, sendo possível, nesse ambiente, acolher os sentimentos e as necessidades de todos os participantes. Esses aspectos reunidos trazem os benefícios emocionais físicos, mentais e configurados no que a OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica como prática corpo/mente de manutenção da saúde. 

Praticados desde a década de 70 em vários países, inclusive no Brasil, tem por finalidade facilitar a conexão humana. Através dos círculos é possível:

  • Estabelecer diálogos diversos;

  • Compreender determinado assunto;

  • Apoio emocional;

  • Construção de senso comunitário;

  • Resolução de conflitos;

  • Reintegração;

  • Celebração;

  • Toda e qualquer pauta que o grupo eleger. 

 

É uma pedagogia ativa, dinâmica e aplicada pelos próprios interessados, em tempo real, aos fatos de suas vidas, atendendo às suas próprias necessidades, proporcionando autonomia e comprometimento dos envolvidos.

Nos permite ter uma vida mais saudável e quando levadas às equipes ou grupos, desativa o estresse e promove um ambiente de maior harmonia. Nesses espaços, os vínculos se estabelecem de maneira mais consciente e saudável.

Dentre as ações já trabalhadas com essa metodologia, destacamos o Encontro do Feminino, Curso Introdutório de CNV e as Oficinas de Ecojóias